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COMO FAZER PROPAGANDA

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A propaganda tem o poder de despertar desejos nas pessoas e fazê-las mudarem seus hábitos de consumo ou até mesmo se engajarem com uma causa!

Você com certeza já ouviu esta frase: “a propaganda é a alma do negócio”. Ou certamente já empregou o termo “propaganda enganosa”. Acontece que a propaganda, ao contrário do que muitos pensam, não é a mesma coisa que publicidade… O fato é que elas se cruzam cada vez mais na hora de se criar as estratégias de marketing nas organizações.

As empresas, governos, políticos e movimentos sociais fazem uso da propaganda para conseguir suporte do público para suas causas. E com as ferramentas que a publicidade disponibiliza, suas estratégias de divulgação podem ser muito mais efetivas.

Veja, afinal, o que é e, o mais importante, como fazer propaganda para alcançar os objetivos estratégicos da sua empresa!

O que é propaganda?

A propaganda é o conjunto de ações que se propõe a propagar uma causa ou ideologia. Ou seja, o objeto de divulgação não é propriamente um produto ou serviço. Tudo o que a propaganda precisa é que mais e mais pessoas apoiem esta causa ideológica… É, portanto, um trabalho de engajamento social que tem forte apelo nas emoções do público.

Vejamos alguns exemplos de diferentes tipos de propaganda em que essa busca por engajamento afetivo se mostra presente:

  • Propaganda política;
  • Propaganda partidária;
  • Propaganda eleitoral;
  • Propaganda governamental;
  • Propaganda de guerra;
  • Propaganda religiosa.

Ao longo da história, as propagandas que mais causaram impacto na sociedade foram as de guerra e religiosas. No caso de guerras, os governos precisam de apoio do povo para atrair soldados e apoiarem o grande gasto financeiro com armamentos.

No caso da propaganda religiosa, são necessários novos fiéis para que a religião possa ser disseminada, aceita em sociedade e consiga apoio financeiro para a sua expansão e sustentação.

O que é publicidade e propaganda?

A publicidade se diferencia por ter como objetivo primordial a divulgação de produtos e serviços para atender uma demanda de mercado. Essa prática é bem mais comum por ter como “ator financeiro” as empresas privadas que visam o lucro e uma posição diferenciada perante a concorrência.

Trocando em miúdos: uma atende os interesses do mercado, enquanto a outra atende ideologias que podem ou não estar vinculadas a governos. Apesar da clara diferenciação de escopo, na prática, essas duas vertentes do marketing podem ser usadas com perspicácia por empresas privadas.

Tanto a publicidade quanto a propaganda trabalham com segmentação de público, engajamento e o encantamento de pessoas. Ambas procuram fiéis que se tornem defensores das suas marcas, consumidores que não apenas comprem seus produtos ou serviços, mas que também atraiam outros de forma desproposital….


A boa propaganda requer desejos, explícitos ou implícitos. Apesar de ser necessário todo um trabalho anterior de divulgação…


Como fazer propaganda?

Alguns passos devem ser seguidos para fazer uma propaganda. Depois do lançamento, o importante é monitorar os dados e elaborar relatórios de análise de campanhas, a partir dos quais decide-se moldar ou não a comunicação que traz os melhores resultados.

Assim como a publicidade e suas formas persuasivas, a propaganda se utiliza das seguintes etapas:

As análises de comportamento do potencial cliente irão orientar qual o caminho a seguir para conquistá-lo! E para mantê-los, é preciso estar atento às suas preferências, sempre investindo em inovações com o desenvolvimento de produtos, serviços e novos modelos de negócios.

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Os objetivos de uma propaganda são alcançados ou até mesmo ultrapassados quando a proposta de valor está além das necessidades do consumidor, despertando emoção mesmo que ele não expresse ou sequer tenha pensado nisso…

A boa propaganda requer desejos, explícitos ou implícitos. Apesar de ser necessário todo um trabalho anterior de divulgação, quando a causa “pega”, mais e mais pessoas irão apoiá-la com muito menos esforço.

Para encerrar, pense nisso: sua marca, produto ou serviço, reflete uma causa importante? Se a resposta for sim, comece ainda hoje a reformular toda sua estratégia de marketing…

Créditos:

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