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Como usar o Google Analytics

O Google Analytics é a melhor e mais completa ferramenta para monitoramento de dados do seu website, auxiliando nas estratégias para conquistar novos leads

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FORMATO DO CONTEÚDO: blog post

TEMPO DE LEITURA: 00:02:26

É inegável que o Google, além de ser o maior “mecanismo de buscas” na internet do mundo, também é uma empresa com múltiplas ferramentas e serviços de utilidade no universo online

Algumas dessas ferramentas são essenciais no marketing digital, aumentando a eficácia das campanhas nesta mídia pela construção de uma persona mais “clara e real” que é fundamental para o funil de vendas.

Selecionamos aqui as dicas mais importantes que você precisa saber sobre como usar o Google Analytics a seu favor. Vamos lá?!

Entenda o Google Analytics

É mais uma ferramenta gratuita do Google que faz o monitoramento de todas as visitas e “caminhos traçados” pelo consumidor ao visitar uma URL que é o endereço de um recurso disponível na internet, ou melhor, seu website!

Você saberá quando a busca tiver sido direta (digitando a URL no navegador), busca orgânica por meio de palavras-chaves ou através de outros canais como redes sociais e sites de referenciamento.

Esses dados são recolhidos com a permissão do usuário do Google (o consumidor digital), de modo que não pode assim ser considerada uma forma de “vigilância” ou invasão de privacidade…

Ao cadastrar o seu site em uma conta no Google Analytics, deve-se ter em mente que também estará ajudando os desenvolvedores e analistas de inbound marketing a melhorarem seus serviços de informação.

Usando a ferramenta

Para criar uma conta no Google Analytics, é importante certificar-se que será de uso profissional no nome da empresa. Um erro muito comum é acessar o serviço através de contas pessoais, podendo causar dores de cabeça…

Após os primeiros passos, você receberá um “código de rastreamento” que deve ser enviado ao administrador do website para aplicação em todas as páginas, sempre antes do comando de encerramento.

Dependendo do gerenciador do website (ex. WordPress), é possível baixar um plugin para inserir e monitorar o Google Analytics. IMPORTANTE: os dados começam a ser registrados entre 12 e 24 horas após a instalação.


O Google Analytics faz um monitoramento preciso do tráfego online que pode e deve ser usado para demonstrar o retorno das suas estratégias digitais.


Quais são os principais dados?

Os dados devem não somente ser colhidos, mas também alimentados… Você deve ir além da “meta comum” de gerar mais tráfego, buscando o direcionamento do público para compras de acordo com o funil de vendas.

Ou seja, ao constatar o interesse da persona pelo maior tempo gasto em determinados conteúdos, alimente o website com mais e melhores conteúdos com estas palavras-chave… Não se engane: este é o grande desafio do marketing de conteúdo!

Neste sentido, veja quais são os dados que você certamente irá aproveitar:

  • Fluxo de usuários: quantidade de visitas ao website;
  • Referências de tráfego: como as pessoas chegaram até seu site e como elas saíram (páginas de origem e destino);
  • Palavras-chave: quais termos são usados pelo consumidor para chegar ao seu website;
  • Dia e hora de acesso: retrato do hábito de consumo do conteúdo;
  • Análise do conteúdo: quais os conteúdos de maior e menor interesse;
  • Taxa de conversão: quantos usuários mostraram interesse e se transformaram em leads, entrando no funil de vendas.

Deve-se destacar, por fim, que ao se utilizar o Google Analytics em conjunto com outras ferramentas como o Google Ads, aumenta-se significativamente a eficácia do seu marketing digital…

É possível, portanto, equilibrar estrategicamente os investimentos voltados para buscas orgânicas e pagas, promovendo melhor adesão do público que resulta em maiores taxas de retorno do investimento.

As várias métricas que o Google Analytics fornece devem ser medidas com frequência e analisadas por especialistas, preferencialmente de agências digitais e de conteúdo. Somente assim seu website estará apto a galgar uma posição de destaque no universo digital!

Créditos:

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