Manghá Agência

PostsDESIGN GRÁFICO: O QUE FAZ

DESIGN GRÁFICO: O QUE FAZ

#designgráfico #comoaprenderdesigngráfico #designgráficooquefaz #ahistóriadodesigngráfico #designgraficoxpublicidade #designgraficodeimagens

O design gráfico faz parte do nosso cotidiano mesmo que não notemos… Sua história está atrelada à história da própria humanidade!

Hoje em dia vemos diferentes vertentes do design sem nos darmos conta da importância e impacto dessa área no nosso dia a dia. Ele está presente em campanhas publicitárias, embalagens, móveis, roupas e até nos utensílios domésticos, acredita?!?

Historicamente, o design está ligado à história da arte e também da própria humanidade, ganhando ainda mais importância com o surgimento do design gráfico. Precisamos agora voltar no tempo para saber como essa área ganhou tanta relevância no presente e poderá mudar o nosso futuro…

Saiba mais sobre o design gráfico e o seu impacto em nossas vidas! Confira.

História do design gráfico

Pode-se dizer que a maioria das expressões artísticas são carregadas de design. Ele se faz presente, assim, na história de muitas culturas ao redor do mundo através de esculturas, pinturas, templos e construções antigas, com destaque para as greco-romanas, egípcias, maias, astecas, incas e chinesas. O propósito era imortalizar a “marca cultural” daquela sociedade, transmitir uma mensagem ao povo e/ou aos Deuses da época.

Com a industrialização, houve maior estratificação das classes sociais e, consequentemente, o aumento de consumo. O design passou, então, a ser aplicado pela indústria e dirigido ao mercado através de seus produtos e serviços. E continua assim até hoje, em diversas vertentes mais modernas.

No caso do design gráfico, ele foi uma ferramenta de comunicação tanto para propaganda de guerra e de movimentos sociais que promoviam a paz e o feminismo, quanto para a comunicação de novos produtos e incentivo ao consumo.

Design gráfico e publicidade

Sem sombra de dúvidas, são duas áreas complementares. Enquanto a equipe de publicidade elabora pesquisas e traz informações sobre o comportamento dos consumidores, o design gráfico se encarrega de comunicar visualmente os desejos da sua “persona”, com a intenção de chamar atenção para o produto ou serviço.

Mas não apenas no trabalho de produção gráfica fica o profissional dessa área. O designer também deve participar com ideias para novos projetos, primando pela experiência do usuário e, se precisar inovar, pode empregar métodos de design thinking para chegar a uma nova solução.

Designers e publicitários podem trabalhar em diversas empresas. Geralmente, eles trabalham juntos exatamente para a expansão dos negócios, com o apoio da equipe de marketing.


Muitas vezes, uma imagem gráfica bem feita pode “falar mais” do que muitos textos longos e enfadonhos que poucos lerão…


A importância da formação em design gráfico

É importante destacar que designers podem ser considerados artistas, mas nem todo artista pode ser considerado um designer. Enquanto o artista pode ter vivência limitada a uma “escola de arte”, o designer tem o conhecimento necessário para trabalhar com a escola artística que for necessária no momento, visando atender seus clientes e não seus dotes de inspiração…

Algumas ferramentas como a fotografia e os programas de edição de vídeo e imagens podem ser aprendidos em casa, por conta própria mesmo. Mas tenha em mente que serão muito mais eficazes quando empregados nas “peças” que tiverem uma boa base de argumentação publicitária. O designer tem como missão conquistar tanto o seu cliente quanto o consumidor final!

Uma boa formação de ensino superior ou pós-graduação em design gráfico garantirá que o profissional esteja preparado para atuar em diversas empresas ou, se preferir, formar seu próprio negócio e colaborar para uma sociedade de consumo mais consciente e, ainda assim, com sucesso e lucro!

§

O design gráfico emprega “conceitos sociais” importantes para o nosso cotidiano. Somos seres visuais, devido ao uso massivo de tecnologias de comunicação mais amigáveis para os usuários. Muitas vezes, uma imagem gráfica bem feita pode “falar mais” do que muitos textos longos e enfadonhos que poucos lerão….

Nesse cenário, onde a grande certeza é o crescimento das formas digitais de consumo, o designer é um profissional que tem se tornado cada vez mais indispensável em toda empresa e de qualquer segmento. Não se engane!

Créditos:

Conteúdo exclusivo de Manghá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Manghá Agência

Bem-vindo à Manghá Agência! Somos publicitários e marketeiros formados e prontos para ajudar você a galgar passos incríveis rumo ao sucesso… Siga a gente na sua rede social preferida!