Manghá Agência

PostsO que é empreendedorismo?

O que é empreendedorismo?

Já pensou em ser dono do seu próprio negócio? Veja como o empreendedorismo pode ser estimulado e desenvolvido!

#empreendedorismo #empreendedor #investimentosderisco #startups

FORMATO DO CONTEÚDO: blog post

TEMPO DE LEITURA: 00:02:25

O empreendedorismo corresponde a um conjunto de ações realizadas com o intuito de trazer um “novo negócio” ao mercado. Pode ser um produto ou serviço que não precisa necessariamente ser inovador. O importante é que se procure obter um posicionamento diferenciado, ou seja, aquele que gere vantagem competitiva perante os competidores!

Para tal, via de regra, o empreendedor assume um maior risco para se estabelecer do que uma empresa comum, sem nenhum grau de diferenciação. Conclui-se então que nem todo empresário é um empreendedor, mas todo empreendedor necessariamente precisa ser um empresário.

No Brasil, milhares de novos negócios de risco são abertos todos os anos com o intuito de atender tanto o mercado B2B quanto o B2C, sendo responsáveis pelo aquecimento da economia com a geração de empregos e renda que impactam positivamente a sociedade como um todo.

Saiba mais aqui sobre o conceito de empreendedorismo e como ser um empreendedor!

O que é empreendedorismo?

Vimos que o conceito de empreendedorismo envolve o investimento de um capital financeiro para literalmente “tirar do papel” uma nova forma de negócio que se diferencie no seu mercado de atuação. Esta é uma das melhores formas de se impulsionar o crescimento acelerado.

É, portanto, uma empresa estratégica, focada em colaborar num nicho singular e preferencialmente com elevada demanda, como é o caso das startups. Este sim um tipo bem “peculiar” e inovador de novo negócio, muito embora tenha ainda menores chances de êxito…

Essas novas empresas não precisam necessariamente iniciar suas operações com funcionários próprios. O profissional autônomo pode empreender mesmo quando trabalha sozinho, ou terceirizando parte da operação e o quadro vai crescendo junto com o negócio.

Quais as qualidades de um empreendedor?

Engana-se quem pensa que para empreender é preciso ter qualidades únicas ou ser algum tipo de “gênio” das ciências ou engenharias… O empreendedor é simplesmente alguém que quer ir além e desenvolver suas habilidades!

Antes de mais nada é preciso aprimorar os seus conhecimentos justamente na área do novo negócio, conciliando com traços de perfil como determinação, criatividade, disciplina, flexibilidade entre outras características tão necessárias para enfrentar as adversidades do risco assumido.

É essencial, sobretudo, que o empreendedor tenha uma boa organização pessoal, financeira e a capacidade para liderar pessoas. Uma má gestão pode aumentar drasticamente as chances de insucesso da nova empresa.


Sem dúvida, o empreendedorismo é um dos maiores “motores” da economia de um país e, como tal, deve ser estimulado por políticas públicas.


Como começar a empreender

O primeiro passo para empreender é fazer um análise minuciosa de situações que possam representar um “problema” ou uma “necessidade” para empresas ou pessoas n local onde mora, no país como um todo ou, por que não, no mundo (este normalmente é alvo das startups mais inovadoras)!

Isto mesmo: sua primeira decisão estratégica é definir o escopo e a amplitude de atuação do novo negócio. Para tal, existem ferramentas de modelagem de negócios como o modelo Canvas que podem ajudá-lo sobremaneira.

Somente depois deste exercício inicial é que você deve ir mais a fundo, buscando cursos de aprimoramento, pesquisando as possibilidades de implementação e investimento quando necessário.

– # –

Ser empreendedor não é fácil. Vimos que são muitos os desafios a serem superados. Você precisará abrir mão de muita coisa HOJE para colher algo “incerto” no FUTURO… Precisa ter em mente que, na grande maioria dos casos, a nova empresa só será lucrativa depois do terceiro ano. Isto se sobreviver até lá (o índice de fechamento de novas empresas é alarmante)!

No entanto, trabalhar com o que gosta não tem preço. Além disso você terá mais facilidade e autonomia para seguir adiante e tomar suas própria decisões, ou seja, será seu próprio chefe… Quer um incentivo a mais? Bem, pense da seguinte forma: se você não fizer, alguém fará no seu lugar e terá muito mais chances de acertar do que ganhar na MegaSena!

Créditos:

Conteúdo exclusivo de Manghá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Manghá Agência

Bem-vindo à Manghá Agência! Somos publicitários e marketeiros formados e prontos para ajudar você a galgar passos incríveis rumo ao sucesso… Siga a gente na sua rede social preferida!