Manghá Agência

PostsO que significa hashtag? (EXCLUSIVO)

O que significa hashtag? (EXCLUSIVO)

Confesso que para mim, até bem pouco tempo atrás, o famoso hashtag era mais um destes termos modernos que a gente ouve falar pela moçadinha mas nunca vai atrás para saber exatamente do que se trata…

Comecei fazendo as primeiras pesquisas no Google sobre o seu significado e sua origem. Descobri que o termo já foi incluído desde 2014 no principal dicionário da língua inglesa (Oxford) com o seguinte verbete:

“uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”

Sobre a sua origem descobri que surgiu no Twitter através de um programador chamado Chris Messina que gostava de defender softwares open source nas redes sociais. A inspiração veio do símbolo dos chats muito utilizados desde os anos 60. Eis que a partir de 2009 o Twitter passou a utilizá-lo para linkar com páginas sobre o assunto da hashtag… Bingo! Acertaram na mosca!!!

Até aí ok. Depois resolvi fazer algumas consultas pessoais em casa mesmo sobre o tema e descobri que minha filha de 8 anos é PhD em hashtags, acreditam?!? E em sua homenagem, lanço aqui meu primeiro hashtag: #minhafilhasabetudodehashtag [rss]

Bem, vamos aqui desvendar o que descobri rapidinho sobre o tema. Primeiro: esta é a “linguagem fundamental” das redes sociais. Serve para dar mais alcance às publicações, viralizar e filtrar as pesquisas em torno de comentários que estão sendo compartilhados sobre determinado assunto… Isto mesmo. Não se faz buscas nas redes sociais da mesma forma que no Google! E só agora que descobri isso!!! [que vergonha… kkk]

Mas como utilizá-las apropriadamente? Esta é a questão. Elas devem ser curtinhas, isoladas e descrever a publicação da melhor forma possível visando identificar o tema do conteúdo que está sendo compartilhado nas redes sociais. Digamos que seja a melhor forma de se fazer barulho, o tal do BUZZ!!

As hashtags são transformadas automaticamente em hiperlinks que direcionam a pesquisa para todos os posts em que as pessos também marcaram os seus conteúdos com a mesma hashtag específica. Assim, são aglutinados naturalmente os diversos conteúdos sobre determinado tópico, facilitando incrivelmente as pesquisas. Que bela sacada, hein!?!

Vamos a um exemplo pra entendermos na prática isto. Suponha que você está interessado em saber o que os usuários do Twitter estão falando sobre inbound marketing.  Basta então mandar brasa na pesquisa com a hashtag #inboundmarketing e conferir os resultados… Note que neste caso temos posts bem recentes com menos de 2h!! Observar ainda que a maioria das redes sociais disponibiliza opções de filtros por lugar, data, idioma, entre outros.

Agora vem a pegadinha. Claro que existem as nuances de cada rede social, inerentes ao apelo de cada uma… No Twitter que tem espaço de texto limitado por ser um microblog não se costuma usar muitas hashtags e por este motivo estas são mais específicas. Já no Instagram que veicula somente imagens, elas são muitas e bem mais gerais, sem falar das hashtags virais como é o caso da #instagood pra você mostrar aquela foto TOP pra galera!!

Finalmente, vamos ao ponto que deve estar pensando: como eu posso usas essas hashtags pra ganhar dinheiro na minha empresa? O cerne da coisa aqui é criar uma relação nas redes sociais com o seu público e incentivar as pessoas a compartilharem conteúdos interessantes sobre a sua empresa… Este é uma baita patrimônio na era do marketing de conteúdo e social marketing!

Vamos supor que você tem uma pizzaria em São Paulo, mais especificamente no bairro de Diadema. E você acabou de incluir no cardápio uma pizza vegetariana. Aí vai a dica da hashtag: #delicia #apizza #pizzadiadema #pizzaveggie. Agora é só postar! [hehe]

Créditos:

Conteúdo exclusivo de www.mangha.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Manghá Agência

Bem-vindo à Manghá Agência! Somos publicitários e marketeiros formados e prontos para ajudar você a galgar passos incríveis rumo ao sucesso… Siga a gente na sua rede social preferida!