Manghá Agência

PostsQuais os tipos de liderança?

Quais os tipos de liderança?

Você provavelmente já ouviu falar que um bom líder pode transformar uma empresa. Colaboradores, por mais que tenham uma rotina pré-estabelecida, precisam de incentivo e supervisão para que uma empresa entregue à sociedade um produto ou serviço com qualidade.

O líder de uma empresa ou de um departamento dentro dela pode adotar métodos de liderança diferentes que podem ser convenientes ao seu perfil, o das pessoas com que se relaciona ou à necessidade da própria empresa e seus trabalhadores.

Abaixo, nós explicamos os tipos de liderança e como elas afetam o trabalhador e a empresa.

Liderança com liberalismo

No “modelo liberalista”, o foco é o bem-estar do grupo e da empresa. Há uma confiança mútua entre o líder e lirados, podendo haver sugestões abertas de melhorias da rotina de trabalho e dos equipamentos e recursos por parte dos colaboradores.

Os trabalhadores podem eventualmente sentir autonomia, podendo acabar infringindo regras e normas da empresa que irão com certeza prejudicá-lo e ao grupo também…

A produtividade pode ser prejudicada com esse modelo pelo excesso de liberdade, mas deve-se enfatizar que cabe ao líder, nestes casos especificamente, dispensar ou manter profissionais que desempenhem seu papel com eficiência.

Liderança com democracia

Assim como na gestão liberalista, o modo de trabalho de um “líder democrático” é voltado mais ainda para o bem-estar dos funcionários em detrimento dos interesses tão-somente de lucro para a empresa. O foco reside nas suas tarefas e com a equipe.

Por isso, este tipo de líder fica constantemente perto dos seus empregados, acompanhando a jornada de trabalho e colhendo sugestões de melhorias por parte dos colaboradores.

A postura de motivação é uma das principais características da sua liderança com democracia. O reflexo no dia a dia se dá por uma equipe feliz e que gosta do que faz, afetando positivamente a produtividade e qualidade dos trabalhos.

Liderança com autocracia

Essa forma de liderar pessoas é caracterizada pela imposição de regras e maior “centralismo de poder”. Ou seja, as ideias dos colaboradores dificilmente serão ouvidas e debatidas.

As ideias são criadas ou assumidas pelo líder e os funcionários apenas as cumprem, recebendo normalmente algum tipo de represália verbal ou por escrito quando a questionam..

Aí está a típica figura do chefe que pode ser bem diferente daquela de um líder!

Com a falta de diálogo e o elevado volume de trabalho, o colaborador pode sofrer tensões de estresse, desânimo pelo ambiente improdutivo e chegar até ao limite de pedir demissão, dependendo das circunstâncias do mercado de trabalho…

Liderança com foco em coaching

No “coaching interno” o líder realiza o acompanhamento de cada funcionário bem de pertinho… O foco é melhorar seu desempenho aos poucos com base em muita conversa e feedback!

Com o tempo, o resultado desta estratégia é a injeção contínua de motivação, no entanto deve vir acompanhada de recompensas, senão pode sair pior que a encomenda!

O coaching pode ser também participativo no dia a dia, da mesma forma que o modelo democrático. Isso auxilia o desenvolvimento do colaborador dentro do ambiente de trabalho, evitando a necessidade de trocá-lo de setor, por exemplo.

O problema do modelo de coaching pode ser exatamente o tempo dispensado para motivar constantemente os funcionários. Deve haver métricas de performance para que os resultados sejam evidenciados para alta gestão.

Quando alguma coisa vai mal na empresa como, por exemplo, um grave problema de qualidade que causou prejuízos, é sempre mais fácil (ou cômodo) culpar o funcionário do que a própria gestão!

Lembre-se: a rotatividade de pessoas é sinal de que há alguma coisa grave na própria liderança…  É neste cenário que se encaixa o processo de mudança do tipo de liderança.

Mas mudar a forma de liderar uma equipe não é nada fácil! Poucos são os gestores que conseguem, por conta própria, empregar uma nova rotina de gestão de equipes.

Uma alternativa é considerar a contratação de consultoria especializada na gestão de pessoas. Assim, com uma posição imparcial, logo encontrará o tipo ideal de liderança para sua empresa e o seu time!

Créditos:

Conteúdo exclusivo de mangha.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo Manghá Agência

Bem-vindo à Manghá Agência! Somos publicitários e marketeiros formados e prontos para ajudar você a galgar passos incríveis rumo ao sucesso… Siga a gente na sua rede social preferida!